Durante uma jornada de ônibus no México, uma mulher deu à luz com o auxílio de outros passageiros, mas acabou sendo detida juntamente com o recém-nascido. O veículo transportava um total de 141 imigrantes e foi interceptado pelas autoridades mexicanas na segunda-feira, dia 26.
Durante uma viagem no México, uma mulher que estava a bordo de um ônibus com mais de 140 imigrantes deu à luz, porém, tanto ela quanto o bebê foram detidos pelas autoridades locais na segunda-feira, dia 26. Segundo informações das autoridades, a mãe e sua filha foram encaminhadas para um hospital.
No estado de Veracruz, localizado no sudeste do México, o Instituto Nacional de Migração (INM) relatou a interceptação de um ônibus que transportava 141 imigrantes. Entre os passageiros estava uma mulher proveniente da Guatemala e Honduras.
Durante a viagem, a mãe contou com a assistência dos demais passageiros, que auxiliaram no parto e realizaram o corte do cordão umbilical, conforme informado pelo INM.
Um dos passageiros relatou: “Nós prestamos assistência à mulher, incentivando-a a fazer força para que o bebê pudesse nascer”. Ele também acrescentou: “Em seguida, oferecemos nossos suéteres… Ela estava constantemente preocupada com o bem-estar do bebê. Era evidente que estava com medo”.
Tanto a mãe quanto a filha estão sob cuidados médicos no hospital e permanecerão lá até que se recuperem. No entanto, as autoridades mexicanas ainda não divulgaram informações sobre o que ocorrerá com ambas após a alta hospitalar.
De acordo com informações divulgadas pelo INM, dois outros passageiros, incluindo um menor de idade, necessitaram de cuidados médicos devido a um estágio avançado de desidratação e insolação.
As autoridades mexicanas não divulgaram o destino final do ônibus, no entanto, afirmaram que os passageiros se encontravam em situação irregular. Rotas desse tipo são frequentes entre imigrantes que buscam ingressar nos Estados Unidos.
Conheça outro caso semelhente…
Uma mulher, sem ter conhecimento de sua gravidez, deu à luz a um bebê dentro de um ônibus em Curitiba. Vídeos capturados por passageiros do transporte coletivo demonstram como a mãe foi ajudada por outros indivíduos presentes no veículo.
Os passageiros que estavam a bordo de um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso foram surpreendidos com o nascimento de um bebê durante a viagem. O evento incomum ocorreu por volta do meio-de quarta-feira (14 de setembro de 2022).
Registros feitos por usuários do transporte coletivo revelam como a mãe recebeu auxílio de outros passageiros. O parto ocorreu em um dos assentos do ônibus.
De acordo com uma passageira que preferiu manter sua identidade em sigilo, assim que perceberam que a bolsa da mulher havia estourado, solicitaram ao motorista do ônibus biarticulado que fizesse uma parada imediata.
Segundo o relato de uma testemunha, por volta do meio-dia, a bolsa da mulher estourou, chamando a atenção de algumas pessoas ao redor, que imediatamente pediram ao motorista para parar o ônibus. Assim que o veículo parou, mal deu tempo para o motorista se aproximar, pois o bebê já estava nascendo. Duas mulheres que estavam presentes prestaram auxílio no parto ali mesmo. Em seguida, eles envolveram o recém-nascido em uma blusa e solicitaram que o ônibus fosse esvaziado. Todos os passageiros permaneceram na plataforma até a chegada da equipe do Samu.