Ele encerrou suas doações em 2018 e expressou tristeza ao doar sangue pela última vez, conforme relatado ao jornal australiano The Sydney Morning Herald.
O tipo sanguíneo de James, conhecido como Rh nulo (Rhesus null) ou “sangue dourado” devido à sua extrema raridade, é mencionado em um artigo da Biblioteca Nacional de Medicina (National Library of Medicine, NLM), com uma frequência de aproximadamente 1 em 6 milhões de indivíduos.
Esse tipo sanguíneo se caracteriza pela ausência total ou quase total de antígenos do sistema Rh (fator Rh) na superfície das células vermelhas do sangue. As células vermelhas do sangue possuem proteínas chamadas antígenos em sua superfície, e a presença ou ausência desses antígenos determina o tipo sanguíneo. Por exemplo, o tipo A possui apenas antígenos A, o tipo B possui apenas antígenos B, o tipo AB tem ambos, e o tipo O não tem nem A nem B.
Em termos de saúde, o sangue Rh nulo em si não apresenta problemas, mas pode criar desafios quando se trata de transfusões sanguíneas, pois é compatível apenas com outros tipos de Rh nulo. Portanto, encontrar um doador compatível para uma transfusão pode ser uma tarefa extremamente difícil.
Identificado nos anos 60. De acordo com a descrição fornecida pela pesquisadora Penny Bailey ao Mosaic, um portal de pesquisa biomédica, esse tipo sanguíneo foi inicialmente identificado em 1961, também em uma mulher australiana.