Uma situação muito preocupante está assustando os moradores de Maceió, Alagoas, acontece que uma Mina está cedendo rapidamente, 62 centímetros por dia, colocando em risco muitas pessoas, diante de um eminente desabamento, que pode vir a abrir uma cratera no chão mais ou menos do tamanho do estádio do Maracanã.
A Defesa Civil esta trabalhando fortemente e monitorando a situação, após receber o alerta de colapso em uma das cavernas da Braskem, que é usada para a extração de sal-gema.
A situação alarmante atinge direta e indiretamente cerca de 55 mil pessoas em cinco bairros da cidade. O bairro do Mutange, é oque se encontra mais próximo a mina, precisou de emergência em sua evacuação e todos já deixaram o local, seguiu a evacuação dos bairros vizinhos, como Bom Parto, Bebedouro e Pinheiro.
Para se ter noção o problema é tão grave, que as pessoas saíram voluntariamente de suas casas, querendo esta salvas de um possível desastre. Além disto, um hospital também fez a transferência de todos seus pacientes diante da preocupante informação.
A Defesa Civil emitiu um alerta de que toda a área nas redondezas da mina devem ser evitadas, inclusive o tráfego de embarcações na Lagoa Mundaú, essa parte que está justamente sobre as minas. Se ocorrer o desabamento a água da lagoa seria então sugada para dentro da cratera. Isto então levaria a salinização da água da lagoa e seria um grande impacto no mangue na região.
A Braskem, empresa que faz a mineração, disse que está alerta e monitorando de perto a mina 18 e está trabalhando para minimizar o máximo que conseguir o impacto de possíveis ocorrências, a empresa está colaborando e seguindo todas as exigências das autoridades.
O alerta em Maceió deixa uma clara mensagem que se deve sempre monitorar com responsabilidade e estudar todos os riscos nas áreas de mineração, com ainda mais atenção justamente em regiões mais povoadas.