Autoridades do Alabama (EUA) relataram que, nos últimos meses, ocorreram quatro mortes ligadas a um desafio perigoso no TikTok. O desafio envolve “caçadores de emoções” que saltam de um barco em alta velocidade.
De acordo com Jim Dennis, capitão do Esquadrão de Resgate de Childersburg, as vítimas sofreram lesões no pescoço ou se afogaram.
“Nos últimos seis meses tivemos quatro mortes que eram facilmente evitáveis. Eles estavam fazendo um desafio do TikTok. É onde você entra em um barco em alta velocidade, pula para fora do barco, não mergulha, você pula com os pés primeiro e meio que se inclina na água”, falou Dennis à emissora WBMA.
O fenômeno conhecido como #boatjumping (salto de barco) tem sido uma preocupação para os serviços de resgate nos últimos dois anos, conforme relatou o capitão. No entanto, o número de incidentes relacionados a essa prática aumentou significativamente desde o início deste ano. A combinação da alta velocidade do barco com a água parada cria uma superfície de impacto perigosa, que se assemelha a concreto. Caso uma pessoa salte de um barco em movimento sem proteger adequadamente o pescoço e a cabeça, ela corre o risco de ficar paralisada permanentemente ou até mesmo falecer instantaneamente.
A primeira vítima faleceu em fevereiro, após mergulhar no rio Coosa, enquanto sua esposa e filhos observavam do interior do barco. “Infelizmente, ela registrou a morte dele”, relatou Dennis.
Apesar do desfecho trágico, mais três indivíduos ignoraram as advertências dos socorristas e enfrentaram o mesmo destino fatídico. Conforme informado pelo capitão, em muitos casos, a morte ocorre de forma instantânea.
“Acho que é mais provável que façam algo estúpido porque querem se exibir na frente de seus amigos nas mídias sociais”, disse Dennis ao canal ABC 7. “Não faça isso. Não vale a sua vida”, finalizou.