Um desdobramento surpreendente trará agitação à reta final de Terra e Paixão. Conforme mencionado pelo colunista André Romano, do portal Observatório da TV, Antônio (interpretado por Tony Ramos) ficará sabendo que Irene (interpretada por Gloria Pires) está envolvida em um caso amoroso com Luigi (interpretado por Rainer Cadete). Diante dessa traição, o influente protagonista decidirá encenar sua própria morte, contando com a colaboração de Caio (interpretado por Cauã Reymond).
“Irene está disposta a tudo para excluir Caio da herança e, se possível, colocá-lo fora de casa. A governanta Angelina o protege, pois o criou. Mas Irene descobre que Caio ‘ajudou’ para que Aline fosse aceita na Cooperativa. Ele fez isso porque é um velho conhecido de Lucinda. Não só se sente atraído por Aline, mas gosta muito da ideia de antagonizar o pai. Sabe que não é o filho predileto, mas quer que Antônio enxergue que ele é o mais hábil, o que mais conhece a terra, a agricultura”, contou Walcyr Carrasco, em um dos trechos sobre a trama.
Conforme relatado pelo colunista, Daniel (interpretado por Johnny Massaro) e Petra (interpretada por Débora Ozório) enfrentarão mais uma reviravolta impactante, além da morte de Antônio, nos momentos finais da novela. A revelação virá à tona quando os irmãos descobrirem que não são filhos biológicos do poderoso. De acordo com o colunista, Cândida (interpretada por Susana Vieira) será responsável por revelar a verdadeira identidade do pai biológico dos filhos de Irene.
O segredo que Cândida mantém oculto é que a vilã e Ademir (interpretado por Charles Fricks), o irmão mais novo de Antônio, tiveram um relacionamento que resultou no nascimento de Daniel e Petra. Segundo as palavras de André Romano, “Cândida conhece a verdadeira identidade do pai biológico dos filhos de Irene: Ademir, o irmão mais novo de Antônio. Portanto, Petra e Daniel não compartilham laços sanguíneos com Caio.”