Na última sexta-feira (21), aconteceu um acidente no bairro Congonhas, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, que acabou sendo registrado em vídeo. A cena mostra um caminhão atravessando a linha férrea e colidindo com um veículo ferroviário que estava transportando trabalhadores da Ferrovia Tereza Cristina (FTC). A batida deixou dois homens com ferimentos leves, mas o motorista do caminhão, felizmente, saiu ileso.
O vídeo mostra claramente o momento em que o caminhão, que estava se aproximando do cruzamento rodoferroviário, não para e atravessa a linha férrea sem prestar atenção no sinal do auto de linha, que estava transportando os profissionais para a manutenção da malha ferroviária. O veículo da FTC buzina para tentar alertar o caminhão, mas o motorista não se importa e segue em frente, provocando a colisão. Após o impacto, os trabalhadores da FTC acabam caindo na linha férrea, mas, por sorte, não houve vítimas fatais.
O acidente aconteceu em um ponto sinalizado da cidade, conforme a Ferrovia Tereza Cristina, que afirmou que o local está de acordo com as normas de trânsito. O artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixa claro que é uma infração gravíssima não parar o veículo ao transpor a linha férrea, algo que o motorista do caminhão ignorou. Mesmo com toda a sinalização, o condutor não deu a devida atenção.
Após a colisão, a FTC acionou o Corpo de Bombeiros, que rapidamente chegou ao local para prestar socorro aos trabalhadores feridos. Os dois homens que estavam no veículo da Ferrovia foram levados para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, onde passaram por exames e avaliação médica. Felizmente, os dois tiveram apenas ferimentos leves e foram liberados após a avaliação.
Esse acidente serve como um alerta para a importância da atenção e do respeito às normas de trânsito, principalmente em áreas que envolvem cruzamentos entre rodovias e ferrovias. O que ficou claro é que, mesmo com toda a sinalização e a tentativa do auto de linha de alertar o motorista do caminhão, a falta de cuidado no trânsito pode acabar gerando situações perigosas como essa.
Parece até que as pessoas ainda não entenderam o quão importante é parar e olhar antes de cruzar uma linha férrea. A gente sabe que a correria do dia a dia faz com que muitos motoristas passem reto nos sinais e nas placas de alerta, mas nesse caso, as consequências poderiam ter sido muito mais graves.
Inclusive, esse tipo de ocorrência é algo que acontece mais do que deveria. Por mais que as autoridades façam o possível para sinalizar esses cruzamentos de forma clara, tem sempre alguém que acha que pode se arriscar e passar por cima da segurança. A gente espera que, com o tempo, as pessoas comecem a se conscientizar mais sobre isso, porque, no fim das contas, a vida não tem preço, e uma distração pode acabar com tudo em um segundo.
Quem mora em Tubarão ou em outras cidades do Sul de Santa Catarina sabe que esse tipo de incidente não é algo tão raro, e a gente espera que o vídeo que circulou nas redes sociais traga um pouco mais de atenção sobre o tema. Pelo menos, nesse caso, as vítimas não sofreram danos mais graves. Porém, isso não pode ser tratado como algo normal, nem devemos esperar que outros acidentes como esse aconteçam por falta de cuidado no trânsito.
Confira: