Na quinta-feira (31), rolou uma cena revoltante no Brás, em São Paulo. Um policial militar foi flagrado em vídeo falando coisas absurdas e totalmente desrespeitosas pra um vendedor ambulante africano. O vídeo caiu nas redes e mostrou o policial soltando xingamentos e expressões racistas e xenofóbicas pro ambulante. Dá pra ouvir o PM usando palavras como “neguinho” e outras coisas bem pesadas, além de ameaçar o vendedor.
No meio dessa situação, o ambulante tenta manter a calma e responde pra ele: “Você não sabe trabalhar. Eu não tenho arma, nem nada. Você não vai atirar em mim. Eu não estou indo pra cima de você.” Mas o policial, sem medir as palavras, retruca com algo tipo: “Você não está no seu país” e ainda solta um “Ajuda seu amiguinho aí”. E sabe o que é pior? Essa abordagem foi super agressiva, e tudo isso foi gravado!
Depois que o vídeo circulou, todo mundo ficou em choque. Ninguém quer ver esse tipo de atitude de um policial, né? Eles estão ali pra proteger e servir, não pra desrespeitar as pessoas.
Resposta da Secretaria de Segurança Pública (SSP)
Logo após o vídeo viralizar, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) teve que se pronunciar. Eles disseram que vão “reorientar os agentes” envolvidos nesse caso, tentando mostrar que vão tomar alguma atitude em cima disso. Também ressaltaram que todos os policiais recebem orientações pra evitar ações discriminatórias e que devem agir de acordo com a ética da corporação. Mas, cá entre nós, será que “reorientar” é o suficiente pra evitar que cenas como essa se repitam?
O que disse o ambulante
O vendedor, que pediu pra não ser identificado, falou com a GloboNews depois de tudo isso. Ele contou que ficou muito abalado e com medo de interagir com a polícia daqui pra frente. Ele disse algo que mexe com a gente: “Se a polícia vem direto pra falar ‘volta pro seu país, vou atirar em você’, eu tenho medo, eu não sou ladrão”. Ele deixou claro que tá aqui no Brasil pra trabalhar e não pra se envolver em confusão. “Eu não sou ladrão, sou trabalhador,” ele repetiu. É de cortar o coração ouvir isso, né?
Esse tipo de coisa é um baita problema. Tem muita gente que vem de fora pra tentar uma vida melhor e acaba sendo tratado desse jeito. E quem paga o preço é o trabalhador que tá ali só tentando ganhar o pão de cada dia.
Perguntas que surgiram sobre o caso
Muita gente tem várias dúvidas depois desse episódio. Afinal, por que o policial xingou o ambulante? Não dá pra saber exatamente o que motivou essa abordagem, mas o vídeo já mostra que o PM perdeu o controle. E a reação da SSP, será que vai dar resultado? Eles prometeram “reorientar os agentes” e insistem que todos são treinados pra agir de forma ética e sem preconceitos, mas será que isso vai mesmo prevenir outros casos parecidos?
Por outro lado, as pessoas também perguntam como o ambulante tá se sentindo. Como eu disse antes, ele confessou que tá com medo da polícia agora. E com razão, né? Depois de uma abordagem dessas, é difícil confiar de novo.
Esse caso é um exemplo triste de que, mesmo hoje em dia, o preconceito e a xenofobia ainda são realidade, inclusive em instituições que deveriam dar o exemplo. É uma situação que faz a gente pensar em como algumas mudanças ainda são urgentes.