A goiana Tainara Fernandes, de 22 anos, foi presa no último dia 3 de novembro, lá no aeroporto de Malta, que fica lá no Sul da Europa. Na ocasião ela tava com nada mais, nada menos, que 130 mil euros em cocaína… dentro do estômago! Pois é, cocaína no estômago mesmo! Segundo a polícia local, a droga tava dividida em 66 cápsulas. Dá pra acreditar? Isso aí dá cerca de uns R$ 802 mil em grana brasileira. É coisa demais, né?
A situação começou a se agravar quando Tainara chegou num voo vindo de Barcelona, na Espanha. Os policiais já tavam de olho, porque parece que ela tava meio nervosa, agindo de um jeito bem esquisito. Quando eles começaram a se aproximar, ela ainda tentou dar uma de esperta e saiu correndo, mas, óbvio, não deu muito certo pra ela. Acabaram pegando a moça rapidinho. Aí, levaram ela pra um raio-X, e foi aí que descobriram que ela tava, literalmente, cheia de droga por dentro.
Ela se declarou inocente de todas as acusações, falou que não sabia de nada disso. Só que, por enquanto, o advogado dela nem tentou pedir fiança. Tainara tá lá detida, esperando o que vai rolar. Parece que a situação dela tá bem complicada, viu?
Passado em Abadiânia
Antes disso, Tainara trabalhou como assessora na Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Abadiânia, que fica lá no interior de Goiás. Só que, segundo uma nota que a prefeitura soltou, ela já tinha saído do cargo no começo de novembro, tipo dois dias antes dela ser presa lá em Malta. Coincidência ou não, né?
Na nota oficial, a prefeitura foi bem direta: “Esclarecemos ainda que a referida profissional prestou serviços na prefeitura entre janeiro e outubro de 2024, não mantendo nenhum vínculo com o município desde a data de sua exoneração.” Ou seja, tão deixando claro que, agora, ela não tem mais nada a ver com a prefeitura. Pelo visto, tão tentando se distanciar dessa confusão o mais rápido possível.
Consulado de olho na situação
O Ministério das Relações Exteriores aqui do Brasil já tá ciente do que ocorreu e tá acompanhando o caso. Eles se prontificaram pra dar toda a assistência consular que a Tainara precisar. Mas, como sempre, eles tão mantendo tudo bem discreto, dizendo que não vão divulgar detalhes sobre esse tipo de caso pra não atrapalhar o processo.
Tem quem diga que esses casos de brasileiros sendo pegos como “mulas” de droga têm aumentado muito nos últimos anos, principalmente na Europa, onde a fiscalização tá cada vez mais rígida. Mas, a real é que, quando a polícia desconfia, é quase certo que a pessoa vai acabar sendo pega.
Imagina a pressão de tentar passar com tudo isso dentro do corpo! Eu, hein, não dá pra entender o que passa na cabeça da pessoa pra topar esse tipo de coisa. Enfim, agora é esperar pra ver qual vai ser o desfecho dessa história toda. Se ela vai conseguir provar que é inocente, ou se realmente tava envolvida nesse negócio.
Mas fica o alerta pra todo mundo que tá pensando em viajar pra fora: cuidado com o que leva na mala (ou, no caso dela, no estômago, né?). Às vezes a promessa de um dinheiro fácil pode acabar saindo muito caro. Vamos ver o que vai dar essa história, mas com certeza vai ter muita gente acompanhando de perto.