O ícone do Twitter no aplicativo para Android foi alterado para um ‘X’, o que gerou diversas reclamações dos usuários que pedem a volta do icônico periquito. A plataforma iniciou a atualização do ícone e da página nas lojas de aplicativos, causando uma grande confusão entre os usuários.
O Twitter recentemente fez uma mudança em seu logotipo no site, substituindo-o por um “X”. Essa alteração também foi aplicada ao ícone do aplicativo no Android, o que gerou uma série de memes e reclamações na internet. Os usuários perceberam essa mudança na quinta-feira (27) e, desde então, tem sido um dos assuntos mais comentados, até nesta sexta-feira (28).
A página oficial da loja Google Play Store, destinada aos dispositivos Android, agora já apresenta a nova marca da rede social. As imagens foram igualmente atualizadas, não mostrando mais o icônico passarinho. No entanto, no iPhone (iOS), o ícone do aplicativo permanece inalterado até o presente momento.
Na segunda-feira (24), Elon Musk revelou o novo logo do Twitter, que agora é um marcante “X” em linhas brancas sobre um fundo preto. O empresário compartilhou que, em breve, a marca Twitter será abandonada definitivamente, incluindo gradualmente a remoção de todos os pássaros associados a ela. Além disso, Musk também anunciou a disponibilidade de acesso ao Twitter pelo endereço “X.com”.
A Meta e a Microsoft já possuem registros da marca com a letra ‘X’, de acordo com os especialistas, e nos Estados Unidos, existem quase 900 registros de marcas que utilizam essa mesma letra. Com a alteração do nome da rede social de Elon Musk para ‘X’, pode haver possíveis problemas legais e inclusive processos judiciais.
O Twitter adotou um novo logo, um marcante “X” em linhas brancas sobre um fundo preto. No entanto, essa mudança pode gerar problemas para o proprietário atual da rede social, que é o bilionário Elon Musk. Isso ocorre porque muitas outras empresas de tecnologia já possuem o registro da marca “X”.
A situação se aplica à Meta (empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e também à Microsoft. Foram constatados que a letra “X” está registrada no United States Patent and Trademark Office, equivalente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) aqui no Brasil.
No registro datado do ano de 2019, a Meta apresenta sua marca, que consiste em um “X” com o lado esquerdo na cor branca e o lado direito na cor azul. Esse registro permite o uso da marca em diversos outros serviços, incluindo redes sociais, software de computador e também videogames.
A Microsoft porém registrou a marca no ano de 2003, mas não está completamente claro se está relacionada à Xbox. Entretanto, o documento indica que a marca pode ser usada em jogos de computador e também em consoles de videogame.
Mesmo após ser feito contato com ambas as empresas para obter comentários sobre esse assunto, até o momento da última atualização desta reportagem, não se obteve resposta da Microsoft. A Meta, por sua vez, informou que não irá comentar nada sobre o assunto.
De acordo com o advogado especialista em marcas registradas, Josh Gerben, ouvido pela agência Reuters, existem quase 900 registros de marcas nos EUA que utilizam a letra “X” em diversos setores. Ele afirma que há uma probabilidade de 100% de o Twitter ser processado por alguém devido a essa mudança de logo.