Infelizmente o luto tomou conta da Arquidiocese da região de Cascavel, no Paraná, que acabou evidenciando seus tristes sentimentos diante do trágico deleixamento de um querido e respeitado líder religioso, um frei identificado pelo nome de Nilso Antônio Cignachi, a luto tomou conta de diversos fiéis que se depararam com a triste notícia que acabou arrasando a todos.
Oque causou ainda mais comoção foi que o Frei faleceu a caminho da igreja, aonde iria cumprir mais um ato religioso. De forma muito triste o frei estava a caminho de uma missa numa igreja do Paraná onde era muito conhecido e admirado por vários fiéis, quando acabou acometido por um grave acidente de carro, uma triste coincidência envolvendo o religioso que se dedicou durante anos a igreja.
Muitos outros religiosos e amigos fiéis do frei deixaram claro seus sentimentos a morte do líder religioso, além de exaltar sua missão em evangelizar por onde passava, as informações deixaram ainda mais claro que o frei se dedicou por mais de 41 anos a igreja até antes de sua morte, por isso ele recebeu inúmeras homenagens de todas as pessoas que o acompanhavam e seguiam suas palavras, a morte de um líder religioso como no caso do frei sempre causam grande comoção e abalam a comunidade, que seguiam seus passos.
Diante de todos os anos dedicados a Arquidiocese, foi solicitado a todos os fies e amigos que conheciam o Frei Nilso orações a ele e sua família, foi pedido muita luz ao Frei, diversas homenagens lhe foram dedicadas devido a todos os anos prestados e dedicados a igreja, o frei teve o reconhecimento de diversos outros líderes religiosos locais que conheciam e admiravam seu trabalho.
Após o corpo do Frei passar por todos os procedimentos necessários no Instituto Médico Legal (IML), ele foi então ser liberado. O velório do Frei ocorreu no último sábado sob forte comoção e louvores, muitos fiéis tiveram a oportunidade de se despedir do Frei uma última vez, expressando seus sentimentos ao mesmo que se dedicava a palavra de fé durante grande parte de sua vida.
Diversas homenagens foram também direcionadas ao frei exaltando todos os ensinamentos e trabalhos cristãos que o mesmo se dedicou a fazer para sua comunidade local, seus ensinamentos foram lembrados também em meio ao seu velório que ocorreu também no último sábado.
A Arquidiocese pediu também a todos dos fiéis muitas orações que fossem direcionadas ao frei Ismael Stangherlin, este também estava no carro que se envolveu no grave acidente com o frei que faleceu, as informações são de que ele está em estado grave, e lutando por sua vida após o grave acidente.
O acidente devastou os fiéis que compartilharam grandes momentos de ensinamentos e convivência com o querido e respeitado frei Nilso Antônio Cignachi. Seu legado será sempre lembrado na religião, e todos os trabalhos que fez para sua comunidade cristã, ele marcou seu nome na religião, e marcou com sua dedução a igreja e fiéis até o último dia de sua vida.